• Aline Guimarães

Adolescência e Seus lutos


Quando a criança se torna um adolescente um grande conflito é gerado em sua cabeça, uma vez que este passa a ser visto não mais como criança, mas como um "quase adulto".

Logo, é praticamente obrigado socialmente a exercer novos papéis e comportamentos dentro do meio familiar. Dessa maneira, os lutos sofridos pelo jovem adolescente são: a perda da identidade infantil, perda do corpo infantil, da relação com os pais; já que esta deixa de ser a mesma, pois as obrigações do indivíduo passam a ser maiores. Perde a sua "assexualidade", ou seja, uma vez que se vê obrigado a exercer um papel sexual diante das suas relações precisa adequar-se aos papéis de gênero, também há a perda de amizades por conta de novas "tribos", entre outros.

Entende-se que é normal, diante da novidade, que qualquer ser humano ora sinta angustia, ora sinta ansiedade ou tristeza. Contudo, não é adequado normalizar tais sentimentos ("a fase da adolescencia"), uma vez que este jovem pode sofrer com as perdas, já citadas, desenvolvendo comportamentos de autorejeição, automutilação, isolamento, raiva excessiva, depressão, transtorno de ansiedade etc, por não saber lidar ou não estar maduro o suficiente para adequar-se ao seu novo corpo, novas responsabilidades e grupo social.

Portanto, é extremamente importante que se preste atenção ao jovem em seu meio familiar e escolar, permitindo que ele seja capaz de fazer suas escolhas e sinta-se apoiado em seu meio social, afim de que se fortaleça a sua saúde metal e física para que transforme o seu potencial dentro de suas limitações; e é nesse processo de descoberta que o psicólogo pode ajudar o jovem a reconhecer que seu corpo, atitudes, escolhas e papéis, apesar de não serem mais infantis, ainda são e podem ser seus.

Aline Pinheiro Macedo Guimaães

Psicóloga

CRP-10/05285

#adolescente #Psicoterapia #psicologiacomamor #clínicaangiológicadoamapá #saúdemental

Nosso espaço

© Clínica Angiológica do Amapá 2016. Todos os direitos reservados.

Localização

AV. Padre Júlio Maria Lombaerd, nº 1325A - Centro - Macapá-AP.

CEP: 68900-030.

Telefones

(096) 3223 7600 | (096) 98102 8501 (Whatsapp)

Email