• Aline Guimarães

Angústia e Psicoterapia


A angústia surge na psicoterapia quando o ser humano se depara com o vazio presente em sua vida. Logo, passa a ser um sentimento necessário a qualquer pessoa para que possa transcender e evoluir dentro de sua própria história de vida, pois é quando se permite dar conta de seu vazio que o homem percebe suas outras possibilidades.

Em consequência disto, ao defrontar-se com a incompletude, ou melhor, com a infindável construção da sua existência, que o homem localiza a verdadeira possibilidade de tornar-se autêntico, pois vai rompendo com a inautenticidade e buscando o real sentido de sua existência (Santos, 2015).

Dessa maneira, o ser humano quando se dá conta que pode ser autêntico torna-se capaz de experienciar, em sua infinita necessidade, cada sentimento, gosto, toque, etc, que lhe for proporcionado, afim de encontrar o que realmente faz parte dele e o que não faz. “O reconhecimento de algo que me é próprio, pode surgir na experiência, no sentir, no afeto, na sensação, ou seja, na experiênciação” (Dutra, 2000. p. 74).

Neste sentido, a angústia é um sentimento próprio da busca interior do ser humano e que causa muita inquietação, sendo de grande importância que o sujeito reconheça suas limitações para que não desenvolva comportamentos que possam prejudicar o desenvolvimento de si mesmo.

Vale ressaltar que para algumas pessoas quando vivenciando a angústia, podem não saber muito bem como lidar com tal sentimento e o terapeuta, então, é visto como alguém que possibilita ao outro a execução de seus projetos. Desvelando-se como um auxiliador, o qual ajuda o cliente a descobrir suas verdades baseadas na sua própria vivência. (Santos, 2015).

Por fim, além de servir como um campo que proporciona a descoberta de si, a psicoterapia é importante, também, para prevenção de possíveis transtornos mentais dependendo da constituição de personalidade de cada pessoa.

Aline Pinheiro Macedo Guimarães

Psicóloga

CRP-10/5285

#Psicologia #psicologiacomamor #adulto #adolescente #Saúdemental

Nosso espaço

© Clínica Angiológica do Amapá 2016. Todos os direitos reservados.

Localização

AV. Padre Júlio Maria Lombaerd, nº 1325A - Centro - Macapá-AP.

CEP: 68900-030.

Telefones

(096) 3223 7600 | (096) 98102 8501 (Whatsapp)

Email