• ​Ary Cesar Guimarães

Pé Diabético

​É uma síndrome, isto é um conjunto de sinais e sintomas, que se manifesta no Pé de um paciente diabético.Nos últimos anos a incidência tem aumentado muito, provavelmente devido ao tipo de vida que atualmente a humanidade vive: Sedentarismo e obesidade.

O Diabetes Melito tornou-se uma epidemia mundial. Os sintomas do Pé Diabético manifestam-se aproximadamente 5 anos após o início da doença. Mais comum na meia idade (Diabetes Tipo II).

Como manifestação clínica os pacientes podem apresentar: sensação de formigamento e perda de sensibilidade nos pés. Estas alterações levam a um aumento de riscos para o paciente, podendo levar a formação de lesões e infecções que poderão levar a septicemia (infecção generalizada), perda do membro e até a morte.

Atualmente grande parte das amputações realizadas no mundo inteiro ocorre devido ao pé diabético. No Brasil, onde passamos por um período de caos na saúde, estamos a observar um grande aumento na chamada “Legião de Mutilados” (Arbex e Darze, 2000).

Para evitar estas consequências drásticas é importante ao chegar a meia idade, fazer exames regulares e em caso de confirmação da doença, utilizar os medicamentos necessários, manter o peso ideal e praticar exercícios regularmente.Além das recomendações acima é de boa prática consultar o Angiologista ou Cirurgião Vascular periodicamente.

REFERÊNCIAS

ARBEX, I; DARZE, J. A Legião dos Mutilados. Participação Médica, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://participacaomedica.com.br/wordpress/?p=764. Acesso: 10 de set. de 2017. (Originalmente publicado em Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 5 de maio de 2000).​

---------------------------------------

Dr. Ary Cesar Peixoto Guimarães