• Clínica Angiológica do Amapá

Autoexame nas Mamas


Hoje, dia 19 de outubro, é comemorado o dia mundial de luta contra o câncer de mama. Para celebrar essa data, a Clínica Angiológica quer reafirmar a importância da realização da mamografia e também do autoexame nas mamas, que é de suma importância para um diagnóstico precoce. E nada mais justo do que ensinarmos o passo-a-passo de como se deve realizá-lo. O autoexame da mama deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação.

Para fazer corretamente o autoexame da mama é importante fazer a avaliação em frente ao espelho, em pé e deitada. Ao realizá-lo em frente ao espelho, deve-se observar com os braços caídos, depois levantar os braços e observar as mamas. Por fim, é aconselhado colocar as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama. Durante a observação é importante avaliar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades.

A palpação de pé deve ser feita durante o banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas, e para realizá-la você deve levantar o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça, palpar cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita usando movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo e repetir estes passos para a mama do lado direito. E o mesmo processo se repete na palpação deitada (sem a necessidade de estar no banho). Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido. Caso existam alterações que não estavam presentes no exame anterior ou existam diferenças entre as mamas, é recomendado consultar o ginecologista. Faça o autoexame você também!

#OutubroRosa #SaúdePública #saúde #ClinicaAangiológica #Autoexame

0 visualização

Nosso espaço

© Clínica Angiológica do Amapá 2016. Todos os direitos reservados.

Localização

AV. Padre Júlio Maria Lombaerd, nº 1325A - Centro - Macapá-AP.

CEP: 68900-030.

Telefones

(096) 3223 7600 | (096) 98102 8501 (Whatsapp)

Email