• Aline Guimarães

Fobia

O medo é um estado normal e necessário de qualquer ser humano, o qual serve como aviso e defesa para situações em que podem ou não conter riscos à vida. Como por exemplo ficar próximo de rua movimentada, vagar em locais escuros, medo de cair de locais altos, etc.

Contudo, quando esse medo passa a se tornar prejudicial para a vida da pessoa se torna, então, um sinal de alerta. Uma vez que o medo quando atrelado à objetos e situações específicos dificultam o bem estar e a capacidade de se socializar com outras pessoas, caracterizando os transtornos fóbicos ou fobia.

Os principais sintomas encontrados em pessoas que desenvolvem fobias são: sudorese excessiva, arritmia cardíaca, medo de sair de casa, medo de ficar sozinho, medo de perder pessoa importantes, coração acelerado, dificuldade para respirar, crença de que pode morrer a qualquer momento e como consequência à esses sintomas o isolamento social, a pessoa pode parar de trabalhar e de exercer atividades diárias que antes exercia. Vale ressaltar que tais sintomas dependem muito de cada pessoa, pois cada uma tem uma história e forma de ver a vida diferente.

Dessa maneira, nos transtornos fóbico-ansiosos, os sintomas podem ser desencadeados diante de alguma situação traumática para a pessoa: como a perda de um ente querido, assalto, acidente de carro, possível doença ou contato com a morte.

Portanto, a melhor forma de identificar os sintomas é se auto observando e o melhor lugar para isso é no setting terapêutico, ou seja, com o psicólogo. Este é o profissional que vai ajudar a pessoa a perceber e identificar o que a incomoda e juntos poderão encontrar soluções para amenizar as fobias.

------------------------

Aline Pinheiro Macedo Guimarães